CONFIRA ABAIXO AS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES
E suas respectivas respostas

Verifique se a trena está emparelhada com Sistema Operacional (Windows) no Tablet-PC. Em caso de não estar emparelhada, efetue o emparelhamento. Caso a trena já esteja emparelhada, remova o emparelhamento, reinicie o Tablet-PC e a trena. Refaça o emparelhamento e tente novamente.
A validação do equipamento deve ser realizada a cada 3 meses ou 2000 ensaios o que ocorrer primeiro, sendo uma responsabilidade do Posto de Ensaio conforme Edital do INMETRO. Devem ser realizadas 5 validações intercalando a cada 3 meses os aros 22,5 ou superior e 17,5 ou inferior. Se nos três meses anteriores foram feitos os ensaios com o aro maior, agora deve ser feito com o aro menor ou vice-versa.
Verifique se as luzes da câmera estão acessas. Caso as luzes estejam acesas retire os cabos e reconecte novamente. Também reinicie o sistema. Caso as luzes não estejam acesas, veja se os cabos estão bem conectados, senão estiverem reconecte, se estiverem tente utilizar uma outra fonte de mesma voltagem e amperagem. Obs.: As câmeras CS, TecVoz e Hikvision utilizam uma fonte de 12V 1A, enquanto a Foscam utiliza uma fonte de 5V 2A.
A Trena Laser deve ser enviada para calibração em uma empresa credenciada pela RBC (Rede Brasileira de Claibração). Após a Trena ser calibrada deve-se entrar em contato com a Moss do Brasil para que seja atualizado a data da calibração no sistema. Procure enviar a Trena para calibração com pelo menos 30 dias de antecedência da data de vencimento para que seu simulador não seja bloqueado. O envio e retorno da empresa de calibração é estimado em 20 dias. A calibração é válida para 2 anos.
Para ligar corretamente o simulador de pista, siga os passos abaixo: - Ligue o disjuntor que vai energia para o painel de comando do simulador; - Ligue o painel de comando do simulador; - Ligue o Tablet-PC do simulador; - Aguarde até que o Tablet-PC se conecte a rede do simulador; - Efetue o login de entrada do sistema CronoMoss no Tablet-PC; Pronto! Seu simulador foi ligado corretamente.
Para desligar corretamente o simulador de pista, siga os passos abaixo: - Na tela inicial do sistema CronoMoss no Tablet-PC, clique em "Sair"; - Abrirá uma tela com a seguinte pergunta: "Deseja desligar o sistema operacional do simulador?", clique em confirmar; - Abrirá uma tela com uma barra de progresso do desligamento. Aguarde até que o progresso chegue ao fim. Chegando ao fim, clique em confirmar; - Agora desligue o painel de comando do simulador de pista; - Por fim, desligue o disjuntor que leva energia ao painel de comando do simulador de pista; Pronto! Seu simulador foi desligado corretamente.
Saia do sistema CronoMoss no computador de cadastro e entre novamente no sistema. Em caso do problema persistir, reinicie o computador de cadastro e tente novamente.
Desligue o simulador por completo, aguarde 35 minutos e ligue-o novamente.
Em caso de realizar uma validação "Não Conforme", suspenda a realização de ensaios e entre em contato com a Moss do Brasil o mais breve possível. De acordo com o Edital 04/2015 e o item 5 do Informativo INMETRO 129 , o posto de ensaio deve suspender a relaização de ensaios até que o fabricante realize manutenção no simulador de pista. O fabricante deverá verificar o funcionamento do simulador e realizar 10 (dez) validações (cinco com aro 17,5 ou abaixo e cinco com aro 22,5 ou acima). A manutenção e as validações deverão ser realizadas em mesma data. O relatório de manutenção e as validações devem ser assinadas pelo fabricante e pelo posto de ensaio, e o posto deve encaminhar por e-mail ao INMETRO. Somente após a realização da manutenção e das validações é que o posto de ensaio pode voltar a realizar ensaios.
Verifique se digitou corretamente o nome do usuário e senha. Verifique se o Tablet está conectado à rede do Simulador. Caso o Tablet esteja conectado na rede do simulador e aparece ponto de exclamação, desconecte e reconecte a rede então realize o login novamente. Se o erro persiste, desligue o simulador por completo, aguarde 35 minutos e ligue-o novamente.
Entrar na área de impressoras e dispositivo e verificar se ela está online. Reinicie o computador onde ela está instalada e o tablet. Caso não funcionar, acionar um técnico de informática para verificar o que está ocorrendo. Obs: as impressoras são instaladas através do número IP do computador onde estão instaladas e qualquer mudança nesse número IP faz com que a impressora fique off-line impossibilitando a impressão.
Isso ocorre por falta ou inversão de fase na rede elétrica do posto de ensaio. Verifique a tensão e se há falta de fase na rede elétrica a qual chega energia no painel. Caso não haja tensão em alguma fase, verifique com a consessionária da rede elétrica para corrigir o problema. Caso haja tensão em todas as fases, verifique se não houve inversão em alguma delas, se houver corrija.
Isso ocorre devido ao pressionamento do botão de emergência. Verifique se algum botão de emergência no painel ou nos guarda-corpo estão acionados, desacione o botão para que o Simulador volte ao estado normal de operação.
Qualquer mudança na rede de internet do Posto de Ensaio deve ser comunicada a MOSS do Brasil, para que seja verificado se haverá ou não interferência no simulador de pista. Caso seja feita a alteração sem qualquer instrução, pode ocasionar de o simulador ficar sem acesso à internet e o computador de cadastro sem acesso ao sistema do simulador.
O bloqueio por validação ocorre em dois casos: - quando foi executado o procedimento de validação no equipamento e o resultado gerou situação "NÃO CONFORME", ou seja, o limite entre o perímetro da trena laser e o perímetro do simulador foi maior que 1.3%. Para desbloquear o simulador neste caso, deve-se realizar novo procedimento de validação em que o resultado gere situação “CONFORME”, ou seja, o limite entre o perímetro da trena laser e o perímetro do simulador seja menor que 1.3%; - Vencimento dos 3 meses ou dos 2000 ensaios foi atingido. Para desbloquear neste caso, deve-se realizar o procedimento de validação em que o resultado gere situação “CONFORME”. O sistema automaticamente atualiza a data limite dos 3 meses sendo realizado pelo menos 1 dos 5 procedimentos de validação exigidos pelo Edital do INMETRO.
O sistema está perdendo o sinal do sensor fotoelétrico em alta velocidade, tente trocar a fita ou substituí-la por uma maior (comprimento ou largura). Reposicione o veículo, o mesmo pode estar com o pneu muito perto ou muito longe do sensor.
Verifique se o laser do sensor está aparecendo; Verifique o posicionamento do veículo em cima do equipamento; Verifique também a fita colada ao pneu, se necessário efetue a troca da fita; Desligue o simulador por completo, inclusive os disjuntores que alimentam o painel, aguarde 5 minutos, religue o simulador e tente novamente.
A validação do equipamento deve ser realizada a cada 3 meses ou 2000 ensaios o que ocorrer primeiro, sendo uma responsabilidade do Posto de Ensaio conforme Edital do INMETRO. Devem ser realizadas 5 validações intercalando a cada 3 meses os aros 22,5 ou superior e 17,5 ou inferior. Se nos três meses anteriores foram feitos os ensaios com o aro maior, agora deve ser feito com o aro menor ou vice-versa.
Verifique se a trena está emparelhada com Sistema Operacional (Windows) no Tablet-PC. Em caso de não estar emparelhada, efetue o emparelhamento. Caso a trena já esteja emparelhada, remova o emparelhamento, reinicie o Tablet-PC e a trena. Refaça o emparelhamento e tente novamente.

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