Web Service INMETRO – Transmissão Ensaios – Uso de GRUs

Devido a implantação do novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM) para Cronotacógrafos (Consulte Informativo INMETRO 183), alguns ensaios não estão sendo transmitidos. O problema ocorre devido o Web Service do INMETRO estar passando por ajustes e melhorias, pois o sistema está trabalhando com GRUs emitidas até 31/12/2019 e GRUs emitidas a partir de 01/01/2020 conforme novo RTM.
Os Postos de Ensaios que possuírem ensaios não transmitidos, devem aguardar os ajustes que o INMETRO está realizando em seu Web Service, e após isso, RETIFICAR os ensaios que não foram transmitidos para que os mesmos transmitam.
O INMETRO não informou prazo para o término dos ajustes e melhorias em seu Web Service.

Mais informações acesse: Informativo INMETRO 184 e Informativo INMETRO

INMETRO public novo RTM de Cronotacógrafos

Em janeiro de 2020 o Inmetro lançou o novo Regulamento Técnico Metrológico (RTM) para autorização de empresas que subsidiam a verificação subsequente de cronotacógrafos.
A elaboração do RTM contou com a participação dos fabricantes, empresas autorizadas, órgãos da RBMLQ-I, Inmetro e sociedade, o que tornou a linguagem do documento acessível ao público.
O RTM traz os requisitos para autorização de empresas de forma sintetizada e estruturados de acordo com os agentes envolvidos. Um dos pontos de destaque do documento é o aperfeiçoamento do Programa, com a inserção de requisitos da qualidade baseados na ABNT NBR ISO 9001. Além disso, houve a adequação da cobrança do serviço em atendimento ao Acórdão TCU 4420/2018 e mudança a respeito do Certificado Preliminar de Selagem.

Mais informações acesse: Informativo INMETRO 183
Para consultar o novo RTM acesse o link http://www.inmetro.gov.br/legislacao/ digite o número 535 e o ano 2019.

Informativo INMETRO 176 – Validações Intermediárias

O INMETRO emitiu o Informativo 176, que trata de procedimentos com as validações intermediárias no que diz respeito a resultados não conformes.

Caso a validação apresente apenas 01 (um) resultado não conforme (erro maior que ± 1,3 %), devido a ERRO OPERACIONAL, este erro poderá ser desconsiderado, a critério da CPC, desde que o Posto Autorizado de Cronotacógrafo (PAC) realize os seguintes procedimentos:

a. Interromper, imediatamente, o funcionamento do simulador de pista, não realizando ensaios em cronotacógrafo a partir da obtenção do resultado não conforme;
b. Realizar 05 (cinco) novas medições com resultado conforme e encaminhar e-mail para cronotacografo@inmetro.gov.br contendo: (i) – justificativa do resultado não conforme, (ii) – relatório de validação com o resultado não conforme (iii) relatório de validação com os 05 resultados conformes, e;
c. Aguardar parecer da CPC.

Caso o parecer da CPC seja favorável, o PAC pode retornar a realizar os ensaios em cronotacógrafos. Caso o parecer seja desfavorável, o PAC deve contatar o fabricante do simulador de pista para realização de manutenção.

Cabe ressaltar que, caso sejam realizados ensaios no período entre a obtenção do resultado não conforme e parecer da CPC liberando para realização de ensaios , o PAC estará sujeito ao cancelamento dos ensaios sem ônus ao proprietário do veículo e/ou suspensão/revogação da autorização.

Mais detalhes: Informativos Cronotacógrafo

Problema Servidores INMETRO – Transmissão Validações

O INMETRO está com problemas em seus servidores, ocorrendo a não transmissão das validações.

Conforme o Informativo INMETRO 175, para evitar a descontinuidade das atividades do PAC, o PAC fica autorizado a encaminhar a Coordenação do Programa de Cornotacógrafos, os registros das validações assinados, junto com a imagem do simulador de pista comprovando o erro “1000 – ERRO – Verifique os campos que apresentam problemas e tente novamente”, para que este seja anexado ao processo da empresa autorizada.

Os documentos devem ser encaminhados para: cronotacografo@inmetro.gov.br .

As validações que foram realizadas com o simulador de pista da Moss do Brasil e estão com a situação “Não Trasmitida”, estarão sendo transmitidas pelo simulador assim que os servidores do INMETRO estiverem em funcionamento normal.

Não foi informado prazo para a correção dos servidores.

Para maiores informações acesse: https://cronotacografo.rbmlq.gov.br/informativos/ver/NDUzMA%3D%3D

Problema Servidores INMETRO – Transmissão Ensaios

O INMETRO está com problemas em seus servidores, ocorrendo a não transmissão dos ensaios. O mesmo já está trabalhando para resolver o problema e tão logo deve voltar ao funcionamento normal.

Clientes da Moss do Brasil que realizaram ensaios e estão com a situação “Erro de Transmissão”, deverão ser “Retificados” para que o simulador de pista realize a transmissão. A transmissão só ocorrerá quando os servidores do INMETRO estiverem em funcionamento normal.

Não foi informado prazo para a normalização dos servidores.